4 dicas essenciais para comprar um carro usado

wolloko-dicas-carros-usados

Com os preços de carros 0 km cada vez mais proibitivos, adquirir um automóvel usado se torna a melhor opção para quem não tem 50 mil reais sobrando na conta. No entanto, é preciso ter muita atenção para não fazer um mau negócio. Confira as 4 dicas que separamos para você não cair numa armadilha na hora de comprar o seu carro usado:

Faça uma pesquisa prévia

Banque o investigador e tenha certeza de que o veículo em que você está de olho não vai lhe causar problemas no futuro. As concessionárias realizam a checagem e garantem a procedência dos veículos vendidos aos clientes, mas ao comprar um veículo de pessoa física, é necessário fazer uma vistoria. Verifique o número do chassi, dos vidros e da placa e confira se são os mesmos que estão no documento. Dê uma olhada também no site do Detran se a placa do carro é verdadeira e se não há multas a serem pagas.

Car Sales

Prefira comprar de um conhecido – ou de uma concessionária confiável

Para evitar contratempos desse tipo, o ideal é adquirir um veículo de alguém de confiança: seja um parente ou amigo. Assim, se ocorrerem eventuais problemas com o automóvel, você saberá a quem apresentar a reclamação. A dificuldade é encontrar o modelo que você deseja em bom estado na posse de algum conhecido. Caso isso não seja possível, a segunda opção mais segura é optar por um carro de concessionária. Além de serem negócios grandes com uma reputação a zelar, boa parte dessas empresas ainda carrega junto o nome da montadora.

Não se afunde nas dívidas

Embora os bancos tenham se tornado mais flexíveis na concessão de empréstimos para a compra de veículos nos últimos anos, isso não deve ser motivo para você tomar um crédito que não possa cumprir. Apesar de prazos extensos sejam tentadores (podem chegar a 80 meses), o ideal é que nenhum bem, nem mesmo o automóvel, seja financiado num período maior que o de sua utilização média. Na hora de fechar o negócio, se certifique de que a loja lhe forneça o custo total do empréstimo.

wolloko-dicas-carros-usados3

Faça um test drive

Assim como no caso de um carro novo, é possível (e desejável) dar uma voltinha com o automóvel antes de decidir pela aquisição. Diversas lojas permitem que você fique com o veículo por alguns dias para que possa de fato sentir se este é o carro ideal para suprir as suas necessidades. Verifique se a concessionária onde você pretende fechar negócio permite um esquema assim.