Conheça os carros de 4 cilindros mais potentes do mercado

Volkswagen Golf R-Wolloko

Velozes e furiosinhos. Foi-se o tempo em que um automóvel precisava de um motor 8 válvulas para ter mais de 300 cavalos de força. Hoje em dia, o avanço da tecnologia permitiu que esse nível de rendimento se tornasse mais comum, a ponto de propulsores pequenos, de apenas 4 cilindros, facilmente superarem esta cavalaria. Isso graças a tecnologias mais modernas como turbo, injeção direta de combustível e comando variável de válvulas.

Confira o exemplo de carros super potentes equipados com este tipo de motorização:

Mercedes-Benz A 45 AMG

Eis um dos motores de 4 cilindros mais poderosos já produzidos comercialmente. O propulsor equipa a linha de compactos esportivos da marca alemã e chegou com tudo quatro anos atrás. Os modelos tinham, ainda em 2013, 360 cv e 45,9 kgfm de torque. Com o retoque de 2015, os números da Mercedes-Benz A 45 AMG subiram para impressionantes 381 cv e 48,5 kgfm de torque.

Mercedes-A-45-Wolloko

Honda Civic Type R 2.0

A versão Type R do popular Honda Civic conta com nada mais nada menos que 310 cv extraídos de um motor 2.0 e direcionados unicamente para as rodas dianteiras – com direito até a câmbio manual de 6 marchas. O propulsor garantiu ao veículo o título de carro de tração dianteira mais rápido do circuito de Nürburgring, famoso autódromo na Alemanha.

Volkswagen Golf R 2.0

Conhecido há décadas do público brasileiro, o Volkswagen Golf ganhou uma reestilização na Europa, que resultou na nervosa versão R com 310 cv de potência, contra 296 cv do modelo anterior. Este hatch médio alemão acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e chega a 248 km/h de velocidade máxima.

Ford Focus RS 2.3

Lançado em julho do ano passado nos Estados Unidos, o modelo Ford Focus RS 2.3 é a versão mais potente do Focus produzida em série. São ao todo 355 cv extraídos de um motor 2.3 e enviados para as quatro rodas através de um poderoso sistema de tração integral. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atinge velocidade máxima de incríveis 265 km/h.

Ford Focus RS-Wolloko

Volvo S60/V60 Polestar

As versões Polestar dos modelos da Volvo se destacam apenas pelo visual como também pela potência. Sob o capô, encontra-se um motor turbo 2.0 capaz de gerar 367 cv e 47,8 kgfm de força. Os números são refletidos diretamente na aceleração: são necessários apenas 4,4 segundos para alcançar os 100 km/h.