Como adaptar um carro para cadeirante?

adaptar

Para pessoas com deficiência, dirigir pode ser uma atividade bastante complicada, por isso é preciso fazer adaptações

Com o avanço das tecnologias, atualmente é possível adaptar os carros para cadeirantes, pois permitem maior segurança e acessibilidade ao veículo. Dessa forma, dirigir para qualquer lugar é mais fácil com maior independência.

Quais são os primeiros passos?

CNH para pessoas com deficiência

Antes de mais nada, é necessário ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os procedimentos são os mesmos que uma pessoa sem deficiência, a única diferença é que você irá passar por uma avaliação que definirá se está apto a obter a CNH.

Isso acontecerá dependendo da desenvoltura do candidato e do grau de dificuldade devido à paralisia. Feito isso e realizados todos os exames necessários, a próxima etapa é procurar um Centro de Formação de Condutores e iniciar o exame teórico.

Para uma pessoa com deficiência começar a conduzir um carro adaptado para cadeirantes, é preciso que um perito avalie o veículo e ateste que as adaptações suprem as dificuldades impostas pelas limitações do condutor.

E como adaptar um carro para cadeirantes?

Atualmente existem automóveis que já vêm direto de fábrica com as alterações necessárias. Por isso, uma dica importante é conversar com a concessionária e apresentar as especificidades que o veículo precisa ter.

Apesar de muitas marcas realizarem esse serviço, nem todas conseguem atender às demandas, por isso será preciso procurar uma empresa especializada.

Quais são as adaptações mais comuns?

Rampa de acesso

A rampa possibilita o condutor de carro adaptado a entrar e sair do veículo com maior facilidade. São necessárias algumas mudanças no interior do veículo, como no assoalho e, em alguns casos, a retirada dos bancos.

Volante

O volante é uma das mudanças mais necessárias para os carros adaptados para cadeirantes, pois agrega funções como a de acelerar, que seriam impossíveis de serem acionados pelos membros inferiores em carros não adaptados.

Banco

Existem bancos rotativos, que facilitam o processo de direção do motorista. Sua principal função é ir até a área externa do carro, permitindo que o condutor se transfira de sua cadeira de rodas para o banco e retornando para a área interna do carro.

Essas modificações no veículo são muito importantes para as pessoas com deficiência, pois garante o processo de independência, bem como auxilia no processo de recuperação física.