Como escolher o melhor som para o carro

blog-som-carro

Nenhuma viagem de férias está completa sem uma música para acompanhar o período na estrada, não é mesmo? Para que o passeio seja o mais divertido possível, ter um bom equipamento de som no veículo é essencial. Por isso, separamos algumas dicas nas quais você deve prestar atenção na hora de escolher o sistema de som para o seu carro.

Um dos tópicos a levar em consideração já está presente quase todos os sons para carro: RDS, ou Radio Data System. Este é o sistema que faz com que o rádio possa exibir o nome da música, artista e álbum ou o da rádio em que você está sintonizado. Muito disseminado hoje em dia, o sistema ainda era realidade apenas nos países desenvolvido há poucos anos.

A potência é outro ponto a ser observado, e a que vale é a da sigla RMS. O importante é ter uma boa potência para garantir qualidade de áudio, especialmente em tons mais graves. Os melhores aparelhos do mercado contam com uma potência em torno de 80 watts, divididos em quatro canais. Trata-se de um bom número para começar: procure aparelhos que ofereçam algo em torno de 80 RMS de potência.

blog-som-carro2

Nossa última dica diz respeito às conexões. No mundo de hoje, de nada adianta um ótimo equipamento sem que seja compatível com dispositivos móveis e apenas reconheça mídias ultrapassadas como CD e (alguém lembra?) fica cassete. O mínimo aceitável seria uma porta USB e Bluetooth. O primeiro caso oferece a possibilidade de conexão com pen drive, smartphone e com os já antigos tocadores de mp3. No entanto, o ideal mesmo é a tecnologia Bluetooth, capaz de emparelhar aparelhos como o celular e servir a outros propósitos, como o de viva-voz durante uma ligação telefônica.