Como escolher o seu off-road

jipe

Você já se decidiu: quer trocar o seu carro por um modelo 4×4 mais aventureiro. Porém, à medida que vai pesquisando, surge uma dúvida: diante de tantas opções, qual é a ideal para mim? O mercado de off roads sem dúvida está bem mais extenso hoje, por isso vale a pena prestar atenção em alguns aspectos para facilitar a sua definição.

Preço

De longe o aspecto mais importante desta lista. Afinal, não adianta você se apaixonar por um automóvel que custa dez vezes mais do que você pode pagar. Os 4×4 disponíveis vão desde modelos relativamente populares e acessíveis como o Renault Duster e o Ford EcoSport (que custam aproximadamente 70 mil reais) até carros mais poderosos e, consequentemente, caros, como a BMW X5 ou a Land Rover Discovery, ambos na faixa dos 360 mil reais. Que tal?

BMW-X5

Motor

O tipo de motor pode ser uma questão de gosto pessoal, mas também tem a ver com as características do terreno onde você vai andar. Os modelos a diesel tendem a ser mais resistente ao enfrentar trechos alagados, por exemplo, apesar de beberem mais, o que pode pegar no bolso de algumas pessoas. Por outro lado, tanto os motores a álcool ou gasolina quanto os flex são adequados para uma trilha leve, além de serem mais econômicos. É uma questão de pôr na balança o que vale mais a pena para você.

Pneus

Algumas montadoras têm lançado versões esportivas de seus modelos, que por terem um visual diferente chegam a ser considerados off road. Se você tem interesse em adquirir um off road de verdade, no entanto, preste atenção no pneu do veículo: procure por pneus maiores, mais resistentes e com sulcos mais profundos. Estes proporcionam mais aderência, evitando o atolamento do carro, além de melhorarem o desempenho em terrenos irregulares. Porém, tome cuidado: estes pneus costumam apresentar uma performance pior no asfalto. Ou seja, caso você utiliza o carro mais na cidade, talvez o melhor seja se ater aos pneus convencionais.

jipe2