Como fazer a bateria do carro durar mais

bateria

Esquecida no meio de tantos componentes, a bateria merece cuidados especiais para ter uma vida útil melhor aproveitada.

É fato, a bateria é uma das peças do carro que menos recebem atenção e só são lembradas quando descarregam e deixam os motoristas na mão quando mais precisam. Muitos condutores inclusive desconhecem que a fonte de energia dos carros também requer cuidados especiais.

Acessórios eletrônicos como rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos e eletrônicos que nunca ficam desligados – como a central de injeção – são alguns aparelhos que drenam a bateria, mesmo com o carro desligado. Isso é chamado de corrente de stand by, que puxa a sua energia quando o veículo está em desuso. Deixar a luz interna acesa ou esquecer os faróis ligados durante muito tempo auxiliam no descarregamento da bateria.

bateria

Um erro muito comum é achar que os carros parados não consomem energia da bateria, porém isso é um erro. Quem usa o carro esporadicamente ou precisa deixá-lo sem uso durante um determinado tempo deve desligar os terminais dos cabos a fim de evitar a descarga precoce.

Assim como verificamos os pneus, fazemos alinhamento e balanceamento como forma de prevenção para o nosso automóvel, com a bateria o cuidado é o mesmo. É ideal levar o veículo até um mecânico de confiança para fazer a medição da carga dela e através dessa medição ele poderá constatar se há algum problema com ela ou com os componentes que acabam drenando a energia.

Portanto, cuidar da bateria deve ser tão comum quanto lavar o carro e, por isso, a atenção para esse equipamento deve ser redobrada. Realizar todos os cuidados necessários para que a vida útil da bateria seja utilizada da maneira correta é fundamental.