Como modificar seu carro dentro da lei

modificar

Antes de modificar seu carro de qualquer maneira, é necessário pedir a autorização do Detran.

Precisamos esclarecer que para modificar seu carro da maneira correta é necessário seguir algumas leis e recomendações para que não infrinja o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e nem cause falta de segurança a todos os envolvidos.

O primeiro passo é decidir quais alterações você quer fazer em seu veículo com base nas normas permitidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e em seguida pedir uma autorização prévia ao Detran. Essa autorização serve para permitir que o proprietário faça as modificações e circule com o veículo até ser aprovado na vistoria.

A inspeção – realizada pelo Inmetro – analisa tanto as modificações quanto os itens de segurança como pneus, estepe, chave de roda e iluminação. Se houver mudança na potência do motor, são feitos testes de emissão de poluente.

Após conseguir o laudo do Inmetro, o passo seguinte é fazer uma vistoria de identificação veicular e ir ao Detran novamente para emitir um novo documento. Alterações como cor e envelopamento do veículo, além de outras mudanças, necessitam de autorização.

A taxa de inspeção do Inmetro varia em torno de R$ 450,00 e o tempo total de legalização leva cerca de 45 dias. A multa para quem está fora da lei depende do tipo de alteração realizada.