Como proteger o carro da chuva de granizo

wolloko-blog-chuva

Este mês é famoso pela alta incidência de chuva em todo o Brasil, são as famosas águas de março fechando o verão. Caso a chuva seja de granizo, o prejuízo pode ser material, incluindo vários pontos amassados na lataria do carro. Diante dessa situação, o que é possível fazer?

O ideal é antecipar o problema e evitar sair de carro quando uma tempestade está se formando ou já depois da chuva começar. Para tentar fugir dessas situações desagradáveis, existem atualmente alguns recursos disponíveis. O Google, por exemplo, disponibiliza o aplicativo “Granizo Alertas”, que envia uma mensagem caso esteja previsto chuva do tipo para qualquer região do país. Vale a pena também ficar de olho em sites ou apps de previsão do tempo.

Car driving in rain

Porém, se te acontecer de ser pego de surpresa, não se desespere. Apesar do incômodo, o estrago pode ser reparado nos chamados martelinhos de ouro. A conta, no entanto, pode ficar um pouco salgada: os orçamentos costumam variar entre 1,5 mil e 3 mil reais, dependendo da intensidade da chuva e do modelo do carro. A boa notícia é que a maioria das seguradoras, cobrem o conserto dos danos causados pelo granizo, desde que o custo do reparo atinja o valor da franquia contratada em apólice.

Porém, durante a chuva de granizo, o mais importante é a segurança. Procure um lugar seguro para parar, como um posto de gasolina, por exemplo, uma vez que a situação aumenta (e muito) a probabilidade de acidentes. Se não for possível estacionar, ligue os faróis, diminua a velocidade e redobre a atenção. E boa viagem!