Como trocar o pneu do carro?

pneu

 

Você já precisou trocar o pneu do seu veículo? Se ainda não precisou, com certeza em um momento vai precisar.

Apesar de ser uma tarefa simples, é importante que você esteja preparado para fazer a troca de forma correta e disposto a fazer certo esforço.

Confira passo a passo como trocar o pneu do seu carro:

  1. Encontre um lugar plano

É preciso estacionar o veículo em uma superfície sólida e regular, que não permita que o carro deslize. Numa rodovia, procure parar longe do tráfego e ligue o pisca-alerta.

Não se esqueça de puxar o freio de mão.

  1. Auxílio

Coloque um objeto pesado – como pedra, concreto, tijolo, ou qualquer coisa que dê proteção – em frente às rodas dianteiras e traseiras do carro.

  1. Pegue o estepe e o macaco

Coloque o macaco sob a lataria do carro, ao lado do pneu que você necessita trocar. Lembre-se de que o macaco deve ser encaixado na canaleta, uma parte metálica da estrutura do carro projetada exatamente para isso. Se errar o local, poderá causar problemas no veículo.

Feito isso, levante o macaco até que ele apoie o carro, sem levantá-lo do chão. Quando parecer que o veículo está firmemente apoiado, verifique se o macaco está perpendicular ao chão.

  1. Tire a calota e afrouxe os parafusos

Você conseguirá fazer isso girando a chave de roda em sentido anti-horário. Porém, não é necessário desprender totalmente, apenas deixe-os frouxos. Deixar o pneu em contato com o chão neste momento facilita a retirada da calota, uma vez que você girará os parafusos (e não a roda) com facilidade.

  1. Acione o macaco para levantar o pneu um pouco mais.

Dessa forma, será possível realizar a troca, verificando se o carro está a uma distância do solo que permita a retirada do pneu murcho e o encaixe do estepe.

É nesse momento que você retira os parafusos totalmente. Continue a girá-los em sentido anti-horário até que fiquem completamente frouxos. Por fim, remova-os.

  1. Coloque o estepe no eixo.

Após remover os parafusos, você pode retirar o pneu furado e colocar o estepe no eixo. Não se esqueça de deixar o aro do estepe bem alinhado às cavidades dos parafusos e encaixe-os outra vez.

Aperte os parafusos à mão até onde puder, eles devem girar com facilidade no início. Ao abaixar o carro, não permita que o peso fique apoiado no novo pneu. Antes disso, aperte os parafusos o máximo possível.

Termine de descer o carro e retire o macaco. Termine de apertar os parafusos e coloque a calota no lugar.

É simples, mas dá um pouquinho de trabalho se você não prestar bem atenção nas etapas. Por isso, leia atentamente o nosso passo a passo e faça isso de uma forma correta e segura.