Conheça o novo padrão de placas que será usado no Brasil

placas

O novo modelo possui um sistema integrado com outros países do Mercosul. Entenda mais sobre a mudança e quando deve ocorrer.

A partir do dia 11 de setembro de 2018, o Brasil começará a adotar um novo padrão de placas para automóveis motores. Esse sistema, que será unificado com os demais países do Mercosul, começará a ser adotado no Rio de Janeiro, sem custo adicional.

O modelo da placa é parecido com o que é utilizado na União Europeia e, depois de muitas mudanças e transições, a nova placa finalmente começará a ser utilizada. O Detran do Rio de Janeiro confirmou a informação, dizendo que o estado carioca será o primeiro no país a utilizar o novo padrão.

Entenda as mudanças

A principal mudança da placa está em sua identidade visual, com um fundo branco e faixa azul na parte superior. Na imagem abaixo, é possível entender que a categoria do veículo será definida pelas cores das letras e números.

placa-mercosul

Outra mudança importante foi a sequência dos números e letras. O sistema atual conta com três letras e quatro números. No novo sistema, utilizará quatro letras e três números.

A identificação do estado e município do registro também deixará de existir e dará espaço para a inscrição com o nome do país e brasões que identificam o estado e o município do automóvel.

Além disso, a tecnologia entra em cena visando a proteção dos automóveis. UM QR Code e um chip permitirão a rastreabilidade da placa por todos os países do Mercosul e dificultará a clonagem.

É importante ressaltar que as novas placas serão utilizadas apenas em veículos novos ou em automóveis que possuem necessidade de troca da placa, seja por estarem danificadas ou por troca de categoria, transferência de proprietário, município ou estado. Em breve, a novidade deve se espalhar pelo resto do país.