Cuidados: o perigo dos analgésicos.

analgesicos

 

Muitos acreditam que somente o álcool possui efeito nocivo na direção. Porém, os analgésicos podem ter efeito similar ao de ingerir bebidas alcoólicas.

Analgésicos como dipirona e paracetamol também podem ser perigosos para a direção, podendo ter efeitos na concentração, na coordenação motora do motorista e ainda gerar sonolência.

Um dos maiores riscos para os pilotos é alguém dirigindo sob o efeito de bebidas alcoólicas. Isso acontece justamente pelo perigo de provocar algum acidente grave que pode até causar a morte das pessoas envolvidas.

Entretanto, não é somente o álcool que pode ocasionar esse problema. O uso de analgésicos altera os reflexos do condutor e pode também provocar um acidente.

Por que isso acontece?

Muitos medicamentos afetam três funções importantes para a direção: cognitiva, motora e perceptiva. Dessa forma, o condutor poderá ter sua visão distorcida por conta do sono, perder a concentração enquanto dirige e demorar para tomar alguma decisão.

Essas atitudes podem colocar em risco a vida de várias pessoas. Por isso, se você faz uso desses medicamentos constantemente ou conhece alguém que faz, pense duas vezes antes de sair dirigindo pela cidade ou avise a pessoa para evitar essas situações.