Dicas para comprar automóveis pela internet

automoveis

Com a evolução constante das redes sociais, o hábito de comprar automóveis pela internet ficou ainda mais comum. Conheça as dicas para não sair perdendo.

Nos últimos anos, a internet tornou-se uma das principais ferramentas do consumidor na hora de comprar um carro usado. Os diversos aplicativos e sites de desapego oferecem muitas opções com diversos valores e modelos. Porém, é importante ter cuidado no momento da compra.

O que levar em consideração?

Confira os preços

Conferir a média de preços do ano e modelo do veículo de interesse é o principal ponto para saber se o automóvel realmente vale o valor pedido. A Tabela Fipe é a principal referência do mercado, por isso, vale a conferência.

Tome cuidado com valores muito abaixo da média. Existe a possibilidade de a oferta com um valor mais baixo ser para o proprietário vender mais rapidamente, mas é preciso considerar a possibilidade do veículo estar irregular, com algum tipo de problema, ou ser originário de leilão. Por isso, sempre desconfie de preços muito baixos.

Preste atenção nas fotos

Se o carro estiver em bom estado, certamente o vendedor não terá nada a esconder. Por isso, sempre peça fotos do veículo, de todos os detalhes. Fique atento a anúncios sem foto ou imagens muito produzidas, pois existe a possibilidade de que não sejam imagens reais do veículo.

Feche o negócio somente pessoalmente

Não confie apenas nas fotos. Se gostou do veículo e deseja fechar negócio, faça uma conferência ao vivo para ter certeza. Além disso, faça um test-drive e uma inspeção do veículo através do seu mecânico de sua confiança.

Se o vendedor demonstrar muita resistência para a revisão, desconfie da qualidade do veículo. Não se esqueça de marcar a vistoria ao vivo em locais públicos e que tenham certa segurança.

Verifique a documentação

Aproveite outros recursos online para checar a procedência do veículo. Peça para checar o documento de licenciamento, anote a placa e o número do Renavam. Com isso em mãos, consulte o Detran do seu estado para verificar se o veículo está regularizado, se constam multas ou taxas pendentes e restrições para a venda.

Seguindo essas dicas, certamente você poderá encontrar um bom veículo, com um preço justo e com um vendedor honesto. Lembre-se sempre de ter todos os cuidados necessários para fechar o melhor negócio.