Dicas para estender a vida útil dos seus pneus

blog-pneu

Elementos essenciais para o bom funcionamento do seu carro, os pneus devem ser tratados com muita atenção, principalmente nos pequenos hábitos, para que se mantenham em bom estados. Confira abaixo algumas dicas simples que devem ajudar a prolongar a vida útil dos pneus do seu veículo.

O ponto mais importante é manter a pressão em dia, uma vez que o desgaste de toda extensão da banda de rodagem deve ser uniforme. Atenção: a calibragem deve ser feita com os pneus frios, e nunca quentes, como após ter rodado em uma rodovia. Consulte o manual do seu veículo para saber qual a calibragem ideal dos pneus.

blog-pneu2

O modo como você dirige também está diretamente relacionado à condução dos pneus. Acelerações e frenagens muito bruscas desgastam mais, assim como o trânsito em locais esburacados. Caso não seja possível desviar dos famigerados buracos, reduza a velocidade para não danificar a estrutura do pneu.

Por fim, a manutenção geral do seu automóvel influencia (e muito!) na vida útil dos pneus. Quando o sistema de suspensão está fora do parâmetro ideal, por exemplo, o pneu tem um desgaste excessivo. Fique ligado: aspectos como trepidações e tendências do volante de puxar para o lado podem significar desbalanceamento ou desalinhamento.