Dicas simples para melhorar o desempenho do seu carro


Quando pensamos em como tirar o máximo proveito da potência de nossos automóveis, muitas vezes pensamos em acessórios caros ou equipamentos extras. No entanto, é possível deixar o desempenho do seu veículo melhorar com pequenos truques fáceis de serem colocados em prática.

Uma valiosa dica diz respeito ao combustível. Quando for abastecer, não encha o tanque totalmente. Lembre-se que etanol e gasolina também pesam (e muito): com o tanque cheio, o carro fica pode ficar no mínimo 30kg mais pesado – e e peso é uma das maiores causas de gasto de energia cinética. Sabe-se que uma carga extra de 45kg no carro chega a aumentar o consumo de combustível entre 1 e 2%. Por isso, é importante deixar o carro o mais leve possível, e isso também vale para pesos desnecessários nos porta malas, por exemplo. O contrário também vale: nunca deixe o carro entrar na reserva, uma vez que dirigir com pouco combustível pode acabar danificando a bomba.

performance2

O ato de frear, por incrível que pareça, também pode ser ajustado para te oferecer um desempenho mais satisfatório. Acelerar de forma suave e dirigir na velocidade indicada na via é o ideal para manter o bom funcionamento do motor. Conduzir constantemente a mais de 100Km/h pode fazer com que o rendimento do carro caia até 30%, uma vez que o motor precisa trabalhar mais para mover o carro conta o vento.

Quer confirmar que o rendimento do seu automóvel aumentou após essas dicas? Crie uma tabela de quilômetros rodados e litros abastecidos e descubra qual foi a eficiência do seu carro!