Entenda o que é mAh

mAh

A sigla mAh é a medida utilizada para determinar a capacidade das baterias. Saiba o que é e como ela influencia na duração de sua bateria

Você provavelmente já viu essa sigla nas descrições de produtos como smartphones, tablets ou caixas de som. O “mAh” presente na especificação dos produtos diz respeito à bateria do seu aparelho.

O mAh refere-se a “miliampere-hora”, uma unidade de medida da capacidade das baterias. Quanto maior o valor em mAh do gadget, maior será a carga da bateria e consequentemente a sua duração.

Por exemplo, uma bateria de 20.000 mAh, como a da Caixa JBL Boombox, possui maior duração e maior capacidade de carga do que a JBL Flip, que possui uma capacidade de 3.000 mAh. Entretanto, vale lembrar que a duração da carga da bateria está diretamente relacionada com o uso que é feito do aparelho.

Um exemplo para entender melhor a duração da bateria, calculando em miliampere, é a própria JBL Boombox. As especificações do fabricante afirmam que o aparelho pode durar até 24 horas contínuas. Para saber o consumo, basta dividir o valor de mAh (20.000) pelas horas de duração (24h), o resultado será que a caixa de som consome 833,33 mAh por hora.

Vale ressaltar que smartphones, tablets ou caixas de som que possuam características semelhantes, mas baterias com capacidades diferentes, tendem a ter uma duração diferente de cargas. Isso acontece porque cada um funciona com um processador diferente, além de outras configurações.

Bem legal, não é mesmo? Agora que você já sabe direitinho o que é essa sigla e como ela comporta-se nos aparelhos tecnológicos de hoje em dia, ficou fácil prestar atenção na próxima compra, né? Aproveite!