Governo estuda o fim dos carros a diesel e a gasolina

wolloko-governo-estuda-proibir-carros-diesel-gasolina

Um projeto de lei pretende proibir a comercialização em território nacional de todos os automóveis movidos a diesel e gasolina. Mas calma, o prazo ainda é grande – e a ideia segue a tendência de favorecer combustíveis de fontes renováveis.

O PLS (Projeto de Lei do Senado) 304/2017, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), estabelece que só poderão rodar no Brasil modelos movidos a eletricidade ou biocombustíveis, como etanol e biodiesel (o diesel fabricado a partir de fontes renováveis, como óleo de soja e de algodão ou gordura animal).

Electric car

O projeto de lei estabelece o ano de 2030 como data-limite para a compra e venda de carros movidos a combustíveis fósseis, como gasolina, diesel e GNV. Até 2040, toda a frota brasileira circulando no país deverá utilizar combustíveis vindos de fontes renováveis, com exceção de veículos de coleção, oficiais ou diplomáticos.

Embora pareça uma proposta extrema, o projeto está de acordo com o que outros países – incluindo os europeus Alemanha, Reino Unido e França – estão fazendo. Por aqui, o PLS será analisado pelo Senado e pode virar lei ainda este ano.