Como funciona a embreagem do seu carro

kit-de-embreagem

Você sabe como funciona o sistema de embreagem do seu carro? A embreagem é essencial para o funcionamento de qualquer veículo. Trata-se de um dispositivo que possibilita a arrancada do carro, sendo responsável, através de suas marchas, por transmitir torque ao motor e também por interromper ou regular a transmissão de força que existe entre o câmbio e o motor.

Além disso, a embreagem é um importante dispositivo de proteção do motor contra sobrecargas que podem ocorrer durante o trajeto do carro. Outra função está no amortecimento das vibrações que ocorrem na transmissão de movimentos.

Composição

A composição da embreagem é bem simples: um rolamento da embreagem, um platô (carcaça, placa de pressão e mola) e  um disco.

Funcionamento

Quando se pisa no pedal da embreagem, o fluído hidráulico manda pressão ao embolo do servo da embreagem. Quando isso ocorre, a haste externa e o garfo de embreagem transmitem um acionamento ao mesmo tempo, fazendo com que haja uma compressão da mola. Isso ocasiona num acoplamento e desacoplamento do disco de embreagem com o volante que controla o motor.

Essa junção faz com que haja um corte de transmissão de torque para a caixa de câmbio por meio de um eixo piloto (que contém estrias de fixação para o disco se apoiando num rolamento que fica alojado num cubo no centro da embreagem).

Assim esses movimentos contínuos fazem com que o torque do motor seja alterado de acordo com a passagem de marchas, sendo que a embreagem nunca para de girar, pois quando nós pisamos no pedal de embreagem o disco se desacopla da placa de pressão, mas ambos continuam girando, pois um (volante) está fixado no giro do motor e o outro (platô) também gira porque está fixado no volante.

Confira no vídeo abaixo detalhes sobre o funcionamento da embreagem:

Fonte: Carro Bonito