Mitos e verdades sobre o escapamento esportivo

blog-escapamento

Na hora de deixar seu carro com um visual mais atraente e informal, uma ótima pedida é recorrer aos chamados escapamentos abafadores esportivos. A principal vantagem do acessório é o ruído: quem não quer deixar a máquina com um som único e extraordinário na partida?

Com sua popularização, os abafadores esportivos se tornaram alvo de uma série de mitos e verdades que vão desde sua eficiência até problemas com a legislação. Abaixo, vamos tirar todas essas dúvidas!

O principal objetivo do abafador, como o próprio nome já indica, é diminuir os barulhos do motor. Por outro lado, o acessório confere um ruído todo especial ao veículo, característicos de automóveis esportivos.

blog-escapamento2

Embora não exista uma lei específica para abafadores, a legislação diz que os equipamentos podem ser substituídos desde que a emissão sonora não ultrapasse os níveis declarados pelo fabricante. Por isso, é preciso tomar cuidado com a procedência dos equipamentos e dos fabricantes que o fornecem, além de prestar atenção na instalação, contando com a ajuda de um bom profissional do ramo para evitar complicações.

O grande destaque dos escapamentos é a questão de estilo. O acessório é capaz de conferir uma aura muito mais desportiva e atraente ao carro, sem contar o famoso ronco de motor que atrai muita gente! Outra polêmica diz respeito ao consumo de combustível. Apesar do que possa parecer, a instalação do afobador não faz com que o carro gaste mais gasolina, etanol ou diesel.