Mudou de estado e precisa renovar a CNH? Saiba como proceder

cnh

O processo para renovar a CNH é simples, rápido e prático. Mas, caso você tenha mudado de estado, os trâmites exigem outras informações.

Quando tiramos nossa primeira CNH, não pensamos que em poucos anos teremos de renová-la. Entre um momento e outro, muitas coisas podem acontecer, inclusive, a mudança de um estado ou cidade.

Ao passo que a licença se aproxima da data de vencimento, uma coisa é certa: você precisa se programar para renovar. Desse modo, se você mudou de estado ou cidade, é necessário redobrar a atenção.

Como renovar a CNH em outro estado?

Antes de mais nada, é preciso que sua CNH esteja regular. Isso quer dizer que ela não pode estar nem suspensa ou cassada. Se esse for o seu caso, é preciso regularizá-la antes de entrar no processo de renovação.

Caso você esteja com a CNH regular, mas se mudou para outro estado ou cidade, é necessário transferir o documento.

Vale a pena conferir se o endereço atual está fora da área de atuação do Ciretran ou Detran onde a habilitação está registrada. É muito comum que cidades próximas tenham o mesmo registro e, por isso, a mudança não seja necessária.

Me mudei, e agora?

O primeiro passo é procurar o Ciretran ou Detran de seu novo endereço. Leve os originais e as cópias da CNH, do RG, do CPF e um comprovante da nova residência, solicitando o serviço de transferência.

É importante lembrar que será cobrada uma taxa pela mudança. Para conferir o valor de todas as taxas, acesse o site do Detran. 

Quando renovar a CNH?

Vale frisar que o condutor, com menos de 65, deve renovar a habilitação a cada 5 anos. Acima dessa idade, o limite diminui passa a ser 3 anos.

A renovação pode ser solicitada a partir de 30 dias antes do vencimento. Além disso, o motorista pode dirigir com o documento vencido por até 30 dias.

Falamos um pouco mais sobre tudo o que é preciso para renovar a CNH. Acesse aqui

Vimos aqui que é necessário solicitar a mudança de estado e seguir o mesmo protocolo para renovar sua CNH. Apesar de um pouco mais trabalhoso, e mais caro, o processo é rápido e logo você estará habilitado novamente.