O que acontece se você tentar engatar a marcha à ré com o carro em movimento?

blog-cambio

Você nunca imaginou o que aconteceria se você hipoteticamente engatasse a macha à ré com o carro em movimento? Prepare-se para finalmente desvendar este mistério que te assombrava por tanto tempo!

Os youtubers do canal AutoVlog tentaram fazer isso na vida real, em uma estrada, e o resultado foi… decepcionante. Caos, explosões, o fim do mundo? Não, a tentativa não deu rigorosamente em nada. Um detalhe importante é que o experimento foi realizado em um carro com câmbio automático moderno. Por isso, ao mudar a marcha para R (reverse), o automóvel simplesmente acionou a câmera de ré, e continuou andando para a frente.

blog-cambio2

Agora você se pergunta: e com um câmbio manual? Sem um teste real, só podemos supor. O mais provável, no entanto, é que o veículo impeça você de engatar a ré em movimento: um óbvio sistema de segurança. Porém, se você por um acaso conseguir por a marcha à ré, terá problemas. A engrenagem do câmbio tentará acoplar uma das árvores que recebem o movimento do motor ainda em locomoção. Você ouvirá e sentirá na alavanca as engrenagens arranhando. Caso você consiga continuar, pode ser possível que haja acoplamento ao forçar a alavanca, o que reduziria as engrenagens do câmbio a limalhas de aço.

Confira o vídeo em que o teste com a carro automático é feito (pule para o minuto 1:40 se estiver ansioso):