O que é preciso para renovar a CNH?

cnh

O processo de renovação da CNH é essencial para garantir ao motorista o direito de dirigir legalmente. Você sabe como renovar a sua?

Existem diversas dúvidas sobre o processo de renovação da carteira de motorista. Idade, documentos, tempo de validade, valores e outros questionamentos compõem as incertezas para fazer a renovação da CNH.

O que é preciso para renovar a CNH?

Para realizar a renovação da carteira de habilitação, você precisa dos seguintes documentos:

  • original da CNH;
  • original e cópia do RG e do CPF;
  • uma foto 3×4 colorida e recente com fundo branco;
  • cópia e original (apenas para conferência) do comprovante de residência.

Quais exames são exigidos?

Além das documentações citadas, é necessário apresentar os exames médico e psicotécnico, que podem ser realizados em clínica de sua preferência, desde que esteja credenciada pelo Detran de seu estado, mediante os pagamentos das taxas na própria clínica.

Feito isso, o condutor deve se dirigir à rede de bancos autorizados para recolher a taxa referente à expedição da nova CNH. Em caso de dúvidas, você pode procurar o Detran, a Ciretran ou a autoescola na qual você realizou o processo para tirar a carteira de motorista.

É necessário algum curso para renovar a CNH?

Se o condutor tirou a 1ª CNH a partir de 22/11/1999, não é necessário realizar novamente o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros. Porém, se porventura o condutor realizou a primeira CNH antes da data citada, será necessário realizar novamente os cursos.

Qual o prazo de validade da CNH?

Para motoristas com até 65 anos de idade, a CNH tem validade de 5 anos. Já para os condutores com idade superior a 65 anos, a validade diminui para 3 anos.

Este processo é rápido e em poucos dias sua nova CNH estará em suas mãos. Lembre-se de que você tem 30 dias após o vencimento da sua carteira de motorista para realizar a renovação sem nenhum tipo de multa. Caso contrário, sua situação pode ser diferente.

Em caso de dúvidas, procure o Detran da sua cidade para mais informações.