O que você precisa saber para economizar combustível

combustível

Com o preço dos combustíveis cada vez mais elevado, é preciso saber alguns truques que auxiliam a economizar e evitar o gasto desnecessário

O alto valor dos combustíveis vem se tornando um forte empecilho para quem depende de carro para trabalhar, levar os filhos na escola, fazer compras e estudar, afinal, estamos pagando mais e andando menos.

Por mais que você possua um veículo mais econômico e que tenha um desempenho satisfatório na cidade e nas pistas, algumas precauções são capazes de diminuir o consumo de combustível e podem auxiliar você em sua rotina diária.

Atente-se à velocidade

Você sabia que dirigir acima dos 90km/h aumenta o consumo de combustível? Pois é, e se você chegar acima de 100 km/h o consumo é de 25% a mais do que em velocidades mais baixas.

Embora seja muito difícil atingir essa velocidade na cidade, há quem consiga. Por isso, o mais adequado é manter a velocidade mais baixa para que o consumo seja estável e a rotina seja segura.

Evite acelerar o carro continuamente

Você tem mania de ficar com o pé no acelerador o tempo todo? Saiba que essa atitude pode ser responsável pela queima excessiva de combustível. Caso a ocasião permita, evite acelerar com frequência e deixe o carro no mesmo nível de velocidade.

A dica é válida também para os freios: evite utilizá-los sem necessidade ou frear o carro bruscamente. Em um engarrafamento, por exemplo, deixe o carro em ponto morto e apenas utilize o freio e não o acelerador.

combustível

Troque a marcha corretamente

Você provavelmente aprendeu isso quando estava tirando a carteira de motorista, mas não custa lembrar que a marcha e a velocidade devem ser compatíveis para que o motor não exerça mais força do que o necessário.

Essa atitude é fácil de ser percebida, pois ao observar que, em uma determinada marcha, a resposta à aceleração é lenta, é sinal de que é preciso trocar a marcha para que o consumo não aumente.

Substitua os filtros de ar

Os filtros de ar sujos representam, além do aumento de combustível, perda de potência do veículo. Esses filtros são essenciais para filtrar todas as impurezas presentes no ar, para que elas não entrem em contato com o motor.

Porém, se eles estiverem entupidos, não serão capazes de impedir a passagem dos poluentes, o que ocasionará na perda de desempenho do motor, o qual precisará de mais combustível para trabalhar.

Faça a substituição das velas

As velas são responsáveis pela queima de combustível, fazendo com que o motor funcione. Porém, com o tempo, elas sofrem desgaste e seu funcionamento afeta diretamente o consumo de gasolina – ou etanol.

É essencial realizar a substituição das velas conforme a indicação de quilometragem especificada no manual do automóvel. Em geral, essa troca ocorre a cada 10 mil km.

Com algumas atitudes naturais do cotidiano, podemos diminuir consideravelmente o uso do combustível. Além disso, a manutenção do veículo e a substituição de peças primordiais devem ser feitas como manda o fabricante.

Seguindo essas dicas e realizando toda a manutenção necessária, você perceberá como é possível diminuir a queima de combustível e economizar um pouquinho todos os meses. Aproveite!