Os maus hábitos que podem prejudicar o seu carro

wolloko_5

Você sabia que em algumas situações rotineiras estamos prejudicando o nosso automóvel? Confira quais são esses hábitos.

Poluição, trânsito e maus hábitos ao volante podem prejudicar os automóveis. Essas situações e algumas outras geram o desgaste acentuado do veículo, podendo até diminuir sua vida útil.

Até certo ponto, esses desgastes são previstos pelos fabricantes, porém, o chamado “uso severo do carro” vai muito além do padrão. Algumas situações podem acelerar o desgaste do veículo. Saiba quais são:

Fora do asfalto

Estradas de terra ou vias não asfaltadas entram nessa categoria. Se esses trajetos forem feitos constantemente, isso pode desgastar o automóvel. Pois é, o seu lazer prejudica o veículo, pois o excesso de poeira acelera a saturação do filtro de ar, cuja função é reter as partículas em suspensão no ar aspirado pelo motor.

Neste caso, é recomendado que o filtro seja trocado a cada 5.000 km, mantendo-o sempre saudável.

Erro de marcha

Sabia que andar com uma marcha acima do necessário também prejudica o veículo? Rodar em quarta ou quinta, quando poderia facilmente trafegar em segunda ou terceira é uma prática que prejudica o veículo.

Por outro lado, é sempre importante lembrar que esticar demais a primeira marcha sobrecarrega as correias, mangueiras e o próprio motor.

wolloko_1

Trânsito intenso

Quando o percurso exige marcha lenta por longos períodos ou funcionamento contínuo em rotação baixa, como no caso do trânsito intenso das grandes cidades, isso pode ser um problema.

Assim como errar a marcha prejudica o veículo, trafegar muito tempo em primeira e segunda marcha pode acelerar o desgaste de correrias do motor, além de borrachas e mangueiras.

prejudicar_o_carro

 

Trajetos curtos

Costuma pegar o carro para ir até a padaria que fica a 4 quarteirões da sua casa? Cuidado, isso é extremamente prejudicial ao seu automóvel. É considerado uso severo quando a maioria dos percursos não exceder 6 km.

Isso acontece porque o motor não tem tempo suficiente para atingir a temperatura ideal de trabalho, o que inviabiliza a correta queima de combustível e lubrificação.

prejudicar_o_carro

Excesso de carga

Durante as viagens em família, lotamos o carro de bagagem, sem se preocupar com o limite de carga que é recomendável para o automóvel.

Por isso, é recomendável ler o manual do proprietário para saber o limite de carga que o veículo suporte. A sobrecarga prejudica não apenas os itens de suspensão como também pneus e embreagem e, principalmente, o sistema de freios.

prejudicar_o_carro

Esses vícios que cometemos sem saber podem realmente desgastar rapidamente o automóvel, algo que fará com que você gaste mais nas revisões e também coloque em risco a sua segurança e de seus passageiros.