Por que não abastecer o seu flex com etanol em dias frios

etanol

Nos dias mais frios, ligar o carro abastecido a etanol pode ser um problema. Mas você sabe o motivo?

A situação é chata, porém comum. Em uma manhã de inverno, você tenta ligar o seu carro e nada de conseguir dar a partida. Se você tem o costume de abastecer seu veículo com etanol, isso já deve ter acontecido com você alguma vez. Descubra com a gente por que isso ocorre.

Para que o etanol mude seu estado físico durante a queima e proporcione o funcionamento do motor, são necessárias temperaturas mais elevadas que as exigidas pela gasolina, que evapora rapidamente, por exemplo.

Nos dias mais frios, quando o motor está abastecido com etanol, é necessário que as velas e cabos de ignição estejam em perfeitas condições para não ocorrer dificuldades na partida do veículo.

Nesse caso, as velas de ignição excessivamente desgastadas ou com vida útil ultrapassada podem prejudicar o desempenho do veículo e dificultar a partida após o motor ficar desligado por longos períodos, como em noites com baixas temperaturas, por exemplo.

O que acontece?

O uso do álcool como combustível pode apresentar este problema de não dar partida durante uma manhã fria porque o álcool não é capaz de, sozinho, obter o calor necessário de que precisa para dar partida no motor.

É por isso que existe um reservatório de gasolina que ajuda nessa hora da injeção para que o motor funcione. Esse reservatório deve ser abastecido regularmente, de preferência a cada 90 dias, para que não prejudique o sistema de partida.

Dessa forma, é preciso tomar todos os cuidados necessários para que, em uma manhã fria, você não fique na mão se o seu veículo não funcionar devido ao combustível nele inserido.