Por que o carro no Brasil é tão caro?

blog-carros-caros

É senso comum dizer que os valores dos carros no país são muito mais altos do que outros locais, principalmente os Estados Unidos. Diversos fatores influenciam este preço alto do 0 km, conheça os principais aqui conosco:

Impostos

O fator que mais influencia o preço do carro em território nacional é a carga tributária. O preço final que chega ao consumidor é quase o dobro por causa dos impostos. Enquanto nos EUA a média de taxas cobradas sobre o produtos final é de 7 a 9%, por aqui esse valor ultrapassa os 40%.

Juros

A taxa de juros no Brasil é uma das mais altas do mundo, ainda mais em comparação com países desenvolvidos, o que acaba aumentando o custo que as montadoras têm para financiar as vendas. Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) no Brasil é de 12,25% ao ano, enquanto nos Estados Unidos é 0,75%.

blog-carro-caros2

Tecnologia

Geralmente, a parte eletrônica dos veículos não é fabricada aqui, o que também contribui para um valor mais alto repassado aos consumidores. Temos que importar essa tecnologia, então passamos a ter imposto cobrado em cima de imposto. Como resultados, os automóveis no Brasil é menos digitalizado e tem menos tecnologia eletrônica do que o americano, por exemplo.

Produção

Quanto maior o volume de produção, mais baixo fica o custo por produto fabricado. Com a crise, a indústria automobilística brasileira está fabricando abaixo da capacidade. Assim, as fábricas têm um custo fixo maior do que seria o ideal.