Problemas com o câmbio manual: atente-se aos sinais

câmbio_manual

Pouco se dá atenção ao câmbio manual, porém ele sofre desgaste e não esconde seus problemas. Confira alguns sinais de que as coisas não vão bem com o seu câmbio.

Apesar de acharmos que ele nunca dará problema, o câmbio manual é uma das principais peças do carro. Você já se perguntou quantas troca-se de marcha por dia? Pois é, o número é grande e o desgaste sofrido por esses movimentos é ainda maior e ele só aumenta ao longo dos anos.

Existem alguns sinais que mostram que o câmbio não está lá aquelas coisas. Seus defeitos são naturais e inevitáveis, porém para não ser pego de surpresa é importante agir de forma antecipada e prestar atenção nos sinais.

câmbio_manual

1 – Ruídos

Ao trocar uma marcha escutou um ruído meio estranho? Esse barulho pode indicar danos nos mecanismos dessa marcha, como o anel sincronizado desgastado. Essa peça diminui a velocidade de sua respectiva engrenagem para que haja acoplamento perfeito e com um mínimo de atrito.

2 – Escapes

Engatou a marcha corretamente e, após sair com o carro, a marcha escapa e o câmbio volta ao ponto morto? Esse também é um problema sério que pode ser causado pelo trambulador.

Trambulador é o mecanismo que envia para o câmbio o movimento que o motorista faz na alavanca. Apesar do desgaste ser natural, ele torna-se ainda mais comum e mais rápido se você tem o hábito de descansar a mão sofre a alavanca.

3 – Trepidação

Talvez um dos sinais mais comuns e clássicos de que a embreagem do carro está desgastada seja a trepidação ao arrancar com o carro. Essa vibraçãozinha é sinal de que o disco está desgastado, o que prejudica o acoplamento dele com o volante do motor.

4 – Rolamento

Outro sinal clássico de barulho, desta vez proveniente do câmbio que desaparece ao pisar na embreagem. Caso isso aconteça, saiba que o defeito pode estar no rolamento da embreagem. Sua função é empurrar o platô de embreagem e o barulho gerado acusa falta de lubrificação do componente.

5 – Movimento

Notou que após arrancar com o carro a alavanca de câmbio se movimenta? Esse também é um problema bastante comum, principalmente em carros com acionamento do câmbio por varão.  O causador desse movimento é, provavelmente, o coxim de câmbio desgastado, que acaba permitindo que o câmbio se movimente e esse movimento é transmitido para a alavanca.

É importante prestar atenção nesses detalhes para que não ocorra nenhum problema maior e, por isso, agir de forma preventiva evita acidentes e garante a sua segurança e de quem estiver com você no seu automóvel.