Sinais de que seu carro precisa de manutenção


Neste período de férias, um pequeno contratempo com o carro pode se tornar um grande problema, uma vez que muitas oficias estão de recesso e há tantos eventos acontecendo. Por isso, a prevenção é essencial! Até porque os automóveis costumam dar indícios de que precisam de manutenção: fique atento a barulhos e comportamentos que fogem do habitual.

Os veículos precisam passar por uma revisão completa a cada 10 mil km rodados ou seis meses de uso, o que ocorrer primeiro. Fora isso, devem ser feitos check-ups rotineiros de viagens e períodos de férias, para que você não tenha surpresas desagradáveis durante o período de folga.

Um dos sinais mais comuns de que algo está errado é o ruído da pastilha de freio: um barulho agudo que aumenta conforme você freia e que pode indicar desgaste das pastilhas de freio. É importante procurar assistência mecânica para a substituição, pois a situação pode ocasionar falhas grave no sistema.

Fique de olho também nas eventuais luzes acesas no painel, que podem alertar para algo de errado no funcionamento do sistema de injeção eletrônica ou no radiador, por exemplo. Um odor diferente no ar condicionado, por sua vez, indica a hora de trocar o filtro. A causa pode ser acúmulo de pó nos dutos internos de ventilação ou desgaste do filtro, o que acontece com o uso recorrente.

Nossa última dica diz respeito ao volante. Uma direção torta ou puxando para um dos lados sinaliza erro no alinhamento das rodas, na geometria das suspensões ou falha na própria caixa de direção. Caso isso ocorra, deve-se buscar auxílio técnico especializado em suspensão, pneus e rodas.