Viagem de férias: não esqueça a revisão

revisão_de_carro

Início de ano é quase sinônimo de férias e por isso é preciso se planejar. Para evitar riscos durante a viagem, é importante fazer a revisão do veículo.

Quem nunca teve um problema com o veículo durante uma viagem não sabe o que é uma verdadeira dor de cabeça. Esse inconveniente problema pode ser facilmente evitado com uma revisão completa do veículo.

Confira uma lista do que deve ser revisado antes de pegar a estrada:

Pneus:

É primordial checar os pneus antes da viagem. No caso de haver uma ou mais bolhas, substitua a unidade imediatamente, pois isso pode gerar problemas graves como a explosão, principalmente na estrada, quando as temperaturas são maiores.

Verificar a pressão de todos os pneus, incluindo os estepes, também é algo importante, principalmente por em viagens levarmos uma carga maior dentro do carro.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas:

O alinhamento e o balanceamento são muito esquecidos na revisão geral, porém é necessário prestar atenção nesses itens. Eles costumam aparecer em velocidades mais altas e seus principais sintomas são: vibrações ao volante no caso de uma roda desbalanceada; o carro puxar para um dos lados no caso de direção desalinhada. A instabilidade nesse caso é o grande problema, por isso é necessário sua verificação.

Suspensão:

Os barulhos, rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo certamente devem ser averiguados. As condições das ruas podem levar a um desgaste da suspensão antes do previsto, por isso, antes da viagem é preciso conferir este item.

Fluidos:

É fundamental checar o nível, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos. No caso de viagens, onde na estrada o motor é submetido a um esforço maior que o ciclo urbano, essa verificação é ainda mais necessária.

Além disso tudo, verifique toda a parte elétrica, sistema de limpeza de vidros, equipamentos de segurança do automóvel e ferramentas que auxiliam em caso de problemas (triângulo, macaco e chave de roda). Em linhas gerais, um checkup geral é extremamente necessário.

Contudo, atente ao tempo, pois a revisão não deve ser feita na véspera, já que se houver necessidade de substituição de alguma peça, muitas vezes é impossível fazer isso de um dia para o outro.